O apropriado cuidado da pele deve incluir a avaliação periódica feita por um dermatologista. Dermatologistas são médicos especializados em pele e recebem treinamento intensivo para ajudar a proteger a pele sã e a tratar problemas da pele. Faz parte do estudo desta especialidade, além das doenças da pele, as da boca, unhas, cabelos, região genital externa e anal.
Os dermatologistas diagnosticam doenças da pele, notando seus sintomas e avaliando sua pele. Podem dar opções para tratamentos e para prevenção. Se você tem quaisquer sintomas de doença na pele, vá a um dermatologista logo que possível. Como para doenças de outros órgãos, quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento, melhor poderá vir a ser o resultado.
Esses especialistas podem também ajudá-lo na prevenção, mostrando a você como examinar sua pele para sinais de câncer de pele ou outros problemas.
Dermatologistas são também cirurgiões de pele. Freqüentemente realizam cirurgia na pele para prevenir ou curar doença cutânea, fornecendo controle antecipado do problema ou melhorando a aparência da sua pele. Podem melhorar a aparência da pele danificada pela idade, luz do sol ou doença, através de procedimentos cosméticos. Têm muitos tratamentos cirúrgicos e médicos que são eficazes para problemas da pele, cabelo, unhas e genitália externa.
Problemas de pele podem afetar todos, de recém nascidos a idosos. Mesmo que você nunca tenha tido problemas de pele, é uma boa idéia consultar um dermatologista quando adulto. A barreira protetora da pele pode se alterar devido ao envelhecimento, doença ou outros fatores. Seu dermatologista pode ajudar você a observar os efeitos do ambiente, da idade e das doenças e também pode ajudar prevenir certos problemas de pele.
Mas cuidado: procure sempre um médico dermatologista que seja membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Esses se submeteram e foram aprovados em difícil e rigoroso concurso de conhecimento dermatológico, e ainda essa Sociedade promove e estimula cursos e congressos para a sua constante atualização.
Além dos médicos não especialistas que atuam nessa área sem o imprescindível conhecimento para o bom exercício dessa tão difícil especialidade, a Dermatologia, tenha ainda mais cuidado com os leigos que também, sabe-se lá como, conseguem atuar nessa área, especialmente na Cosmética. São muitos os problemas, por vezes muito sérios, que vemos decorrentes de tratamentos feitos por esses indivíduos não habilitados ou qualificados.